Tuesday, October 02, 2007

Frango, Marrocos... Marraqueche!

Foi há cinco anos que quase me perdi nas vielas da medina de Marraqueche. Quem já lá foi sabe do que falo; milhares de ruas estreitas com cheiros de ganza e couro curtido misturado com o as cores garridas dos tapetes ou das especiarias que abundam pelas várias melangeries. Vamos lá admitir, perdi-me mesmo, é que tanta imaensidão de lojas com vendedores a "oferecerem"de tudo que se possa imaginar - desde cintos em segunda mão até brinquedos made in... China! - dá para isso mesmo! Mas também foi em Marrocos que descobri o mundo em que os frutos secos se misturam com as carnes para trazer receitas que criam verdadeira água na boca. A receita que vos deixo aqui é uma mistura do que eu comi numa dessas ruas de Marraqueche, num tasco de higiene sanitária duvidosa (como todos os tascos em Marrocos) e uma receita que encontrei no livro do Nigel Slater, cujo título não me recordo...

(serve 2)
Ingredientes
300 g de carne de frango desossada (eu prefiro das coxas, sobrecoxas e asas mas fica à vossa descrição)
1/2 lima
1/2 limão
4 dentes de alho
1/2 pimento amarelo e outro 1/2 vermelho
1 mão cheia de uvas passas
1 malagueta vermelha e uma malagueta verde
1 mão cheia de pinhões
canela em pó
um raminho de salsa
umas folhas de menta
150g de cus cus
20 g de manteiga

Começa por picar o alho, as malaguetas e a salsa. Junta ao frango que deve estar partido em bocados médios. Adiciona duas colheres de azeite, sal, pimenta, uvas passas, canela, casca de limão, sumo da lima e deixar marinar durante, no mínimo, 20 minutos embora mais tempo não lhe faça mal nenhum.
Entretanto, antes de começar a cozinhar, temos que tratar do cus cus. Põe o cus cus numa bacia e adiciona água fria o suficiente para cobrir, mas só mesmo para cobrir. Quando a água fôr absorvida, põe o cus cus num coador e o coador um cima de uma panela a ferver (cozer no vapor simplex). Vai mexendo para que todo o cus cus fique quente. Entretanto, e sem te esqueceres que o cus cus está sempre numa de ser mexido separa o frango do resto dos ingredientes em que marinou e, se possível num wok, aloirar o frango e os pimentos em lume violento, tão violento quanto o fogão aguente (quase rimou). Assim que estiver loirinho, reduz o lume e adiciona o resto dos ingredientes (os da marinada e os que ainda não foram usados) com a excepção da casca de limão (e dos caroços da lima) e das folhas de menta. Por esta altura o cus cus já deve estar quente uniformemente. Junta 20g de manteiga ao cus cus e mexe para que a manteiga se espalhe. Por fim, no wok, junta mais um bocadinho de sumo de lima, as folhas de menta e mexe durante meio minuto.
Está feito!

3 comments:

NA said...

Koolricky, ler este post fez-me lembrar a comida marroquina, comida com as mãos, a partir da travessa da comunidade. Tudo isto numa esplanada de um desses tascos com vista para a praça central... De outro mundo...

Cristóvão said...

Miam... Cuscus com carne de varneiro e vaca é das minhas comidas preferidas, mas este também parece apetitoso.
Tenho é vergonha da minha ignorância Ricardo, é q ha termos q eu n entendo na culinária, e se um dia alguem fizesse um dicionário de sinónimos disso éra porreiro, palvras tipo: marinar, wok e ate mesmo picar.

koolricky said...

ok cristóvão, para isso servem os comentários!
wok - uma frigideira gigante com fundo curvo.
marinar - é o mesmo que temperar mas com um líquido. Por exemplo, temperar com sal, marinar em leite.
picar - cortar aos bocadinhos muito pequenos.